Intercâmbio na Irlanda: por que ir

Intercâmbio na Irlanda: por que ir

Intercâmbio: o sonho de milhares de brasileiros que desejam viver a experiência de morar no exterior. Parte desse sonho é poder estudar e trabalhar em paralelo, agregando conhecimento e adquirindo experiências que serão levadas por toda a vida. E esse sonho pode ser realizado com certa facilidade na Irlanda.

Apesar da reforma no setor educacional da Irlanda que permite o intercambista a estudar e trabalhar por 6 meses e permanecer por mais 2 meses após os estudos no país, ainda sim é vantajoso optar pelos estudos na Ilha Esmeralda.

Entenda porque a terra dos irlandeses é a número 1 entre os destinos de intercâmbio mais escolhidos por estudantes.

Irlanda

Famoso Cliffs of Moher, ponto turístico incrível da cidade de Dublin.

Facilidade no visto

Uma das primeiras coisas que pensamos ao escolher um destino é a facilidade de se entrar no país. Hoje em dia está cada vez mais burocrática a concessão do visto para alguns países, mas isso não é problema pra quem opta voar pra Irlanda.

É muito difícil ter o visto negado quando se vai estudar na terra dos leprechauns. Para os nativos a imigração de estrangeiros e principalmente brasileiros é vista como um ponto positivo para a economia do país. E claro que essa é uma vantagem e tanto para quem não quer ter dor de cabeça com papeladas e uma possível decepção em ter o visto negado.

Baixo custo

Quando pensamos na Europa, logo pensamos em alto custo de vida, afinal o euro não é uma moeda barata. Mas não se precipite. A Irlanda é um dos países europeus mais acessíveis financeiramente para se estudar e viver.

Os cursos de inglês, por exemplo, variam de 1000 a 3500 euros o que comparado com a Inglaterra e outros países é um valor baixíssimo. A moradia e alimentação em geral também são de baixo custo. Normalmente quem vai pra Dublin – cidade mais cara do país, gasta em torno de 500 a 600 euros por mês.

Sem contar que é possível viajar pela Europa por um preço muito abaixo dos padrões brasileiros. Existem promoções relâmpagos que acontecem na madrugada que oferecem viagens a França ou Itália por 30 euros – absurdamente barato! Ou seja, em um final de semana é possível fazer diversas trips incríveis pela Espanha, França, Itália entre outros destinos.

Mercado de trabalho aberto

O fato de poder trabalhar enquanto se estuda é um fator bastante relevante para qualquer pessoa que procura viver em outro país por um tempo. Na Irlanda

é possível trabalhar por 20 horas semanais durante o período de estudo e 40 horas semanais durante o período de férias – aquelas novas 8 semanas de férias após o período de estudo, sem contar que não é tarefa difícil conseguir um emprego pelos arredores de Dublin ou nas demais cidades como Cork, Limerick ou Galway. Basta ter um nível de inglês intermediário e bater de porta em porta.

Alias, o famoso porta a porta é válido em qualquer lugar do mundo. Muitas pessoas costumam valorizar esse tipo de atitude ou se preferirem o termo “cara de pau”. Nas demais cidades como Galway e Cork a empregabilidade é maior porque existem menos brasileiros para concorrerem com você.

Seguro para se morar

Um dos quesitos – senão o maior, primordiais na escolha do país é a segurança que ele oferece e na Ilha Esmeralda isso também não é problema. A Irlanda está entre os 15 países com melhor qualidade de vida do mundo para se viver, sem contar que é figura constante entre os 10 países mais receptivos para estrangeiros.

A hospitalidade dos irlandeses é sem dúvidas, contagiante e com certeza você se sentirá acolhido.

População jovem

Irlanda

Irlanda

Acredite, cerca de 40% da população irlandesa tem menos de 25 anos. Não é a toa que quando falamos de Irlanda logo pensamos na famosa festa verde, o St. Patricks Day ou aos inúmeros pubs divertidos aos arredores de Dublin, como o mais famoso deles: The Temple Bar.

Resumindo: o país é jovial, festeiro, fácil de se obter o visto e com um nível de ensino de baixo custo e excelente (padrão europeu!). Sem contar a oportunidade do emprego, indicado para todos que almejam viver o sonho de viver no exterior.

E você, já foi ou vai pra Ilha Esmeralda? Então escreva pra nós contanto sua

 

No Comments Yet.

Leave a Reply