Vivendo em Dublin: três dicas culturais imperdíveis da cidade

Uma das cidades mais vibrantes da Europa, repleta de história e cultura, uma população alegre e hospitaleira, cenários de contos de fada e muitos pubs: essa é Dublin, capital da Irlanda. Apesar dos vários dias chuvosos, a cidade consegue reunir tudo que muita gente sonha em um único lugar e oferecer muita diversão, cultura, tradição e atrações únicas para quem quer morar ou visitar a capital. Para te ajudar a aproveitar ao máximo sua estadia em Dublin, selecionamos algumas dicas culturais que você não pode deixar de conhecer.

Castelos, museus e igrejas

Dublin Castle

Na programação de passeios não pode faltar uma visita a um dos muitos castelos da região. O Dublin Castle, ou Castelo de Dublin, é um dos mais famosos. Ele foi construído no século 13 e serviu de base para o governo britânico na Irlanda por sete séculos, até que o governo irlandês o retomasse em 1922.

Malahide Castle

Quem gosta do assunto também não pode deixar de conhecer o Malahide Castle, erguido no século 12 e que mantém até hoje peças decorativas e jardins monumentais que encantam os visitantes.

Christ Church

Outra construção histórica é a Christ Church, catedral erguida em 1038 abaixo do nível do solo, para que pudesse ser apreciada do Rio Liffey, e que ainda hoje mantém arcos e peças em pedras originais.

Museu Nacional

Para quem gosta de história, duas atrações imperdíveis são o Museu Nacional, que abriga peças de 2.000 A.C., e a Galeria Nacional, que possui um acervo completo de obras de arte dos séculos 14 e 15.

Personagens históricos

Trinity College

Quem quer saber um pouco mais sobre as figuras históricas de Dublin não pode deixar de conhecer a Trinity College. A universidade mais antiga do país, fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I, foi berço de nomes como Oscar Wilde, Jonathan Swift e Bram Stoker, o autor de Drácula.

James Joyce Tower and Museum

Os visitantes também podem conhecer mais sobre a vida de James Joyce no museu que leva o nome do escritor. Além de ter servido de abrigo para as tropas napoleônicas no século XIX, a casa guarda objetos pessoais do artista, como cartas, livros e fotografias.

Dublin Writes Museum

Quem gosta de leituras também não pode deixar de ir no Dublin Writes Museum, que reúne peças como a máquina de escrever de James Joyce, cartas de Brendan Behan e notas de Joyce, Behan e Samuel Beckett sobre diversos assuntos.

Parques e pubs

Phoenix Park

Uma das grandes diversões de quem vive ou passeia por Dublin é aproveitar os 700 hectares de lindas paisagens do Phoenix Park. Esse, que é um dos maiores parques urbanos do mundo, possui mansões, jardim zoológico, a casa do presidente da Irlanda e até um castelo do século 15.

Liffey

Quem gosta desse tipo de passeio também pode apreciar uma caminhada pelas margens do Liffey, ao redor das imponentes praças verdes e das ruas coloridas pelas portas das casas.

Guinness Storehouse

Outra atração turística imperdível é a Guinness Storehouse. O passeio exibe parte da cervejaria original e possui um bar no terraço, com uma vista espetacular de Dublin, onde os turistas podem conhecer o processo de fabricação da cerveja e ainda degustar a tradicional bebida.

Temple Bar

Já o Temple Bar reúne diversos restaurantes, bares e pubs, com opções de diversão para o dia e para a noite.

Blackberry Fair e a Cow’s Lane Market

Quem gosta de feiras ao ar livre não pode perder a Blackberry Fair e a Cow’s Lane Market. Realizadas todo final de semana, elas reúne artigos de artesanato, antiguidades locais e peças de novos estilistas.

Como deu para perceber, Dublin é uma das cidades mais intensas da Europa. Seja tomando uma cerveja em um pub, curtindo o sol em um parque ou visitando um castelo medieval, o que não faltam são atrações para curtir a cidade. Agora é só traçar o seu roteiro e aproveitar!

No Comments Yet.

Leave a Reply