Valentine’s day na Irlanda

happy_valentines

Dia 14 de fevereiro é o Dia Internacional dos Namorados ou Valentine's day em comemoração a São Valentim, inclusive aqui na Irlanda. É celebrada a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, no dia de Santo Antônio.

A associação com o amor romântico chegou depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. A história é que um Bispo que viveu no século III d.c. e que sacrificou sua vida em prol do amor dos jovens que foram proibidos de se casarem pelo Imperador Romano da época.

São Valentim contrariando as ordens, fazia os casamentos em cerimônias secretas pois acreditava que o amor era a base da família e da felicidade. Não demorou muito para que o Imperador descobrisse suas atividades e o mandou a prisão, lá, conheceu a jovem Asterias, uma bela jovem que era cega.

Filha de um carcereiro, a bela Asterias conseguiu se aproximar de Valentim e os dois se apaixonaram perdidamente e após um abraço cheio de amor, a jovem recuperou milagrosamente sua visão. Apesar do apelo dos jovens e da comunidade, o jovem Valentim foi decapitado no dia 14 de fevereiro de 270 d.c. e mais tarde, devido ao milagre da cura da cegueira da jovem Asterias, seu amado foi canonizado e hoje é conhecido como São Valentim e a data de sua morte é considerada como o Dia Internacional dos Namorados.

valentine

O que nem todo mundo sabe é que desde 1836 os restos mortais do próprio São Valentim estão aqui em Dublin na Whitefriar Street Carmelite Church. Há apenas 15/20 minutos de caminhada da Trinity College a visita ao relicário do famoso padroeiro do amor vale a pena, afinal de contas, hoje é o dia dele.

relicario

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

Fontes: Blog Jornada pela Irlanda e Vida na Irlanda.

No Comments Yet.

Leave a Reply