Quanto custa viver na Irlanda?

Quando se fala em intercâmbio, um dos aspectos mais importantes a serem considerados é justamente o financeiro, afinal, estudar na Irlanda vai muito além de comprar o curso - e todo intercambista deve ter isso em mente.

Os pacotes estudantis devem estar previstos no orçamento, mas é necessário considerar que haverá gastos mensais, incluindo despesas com transporte, moradia, alimentação, tecnologia (celular e internet), gás, luz, compras, diversão, etc. A lista é grande e, embora os gastos não sejam exorbitantes, é preciso se preparar.

Para te ajudar nessa tarefa, relacionamos algumas despesas que você provavelmente terá durante sua estadia na Irlanda. Não se trata de valores precisos, mas de médias aproximadas, já que os gastos dependerão da cidade de destino, local de acomodação e estilo de vida dos intercambistas. Confira!

Moradia e acomodações

O valor  do aluguel na cidade de Dublin, por exemplo, varia conforme o tamanho da casa, padrão de conforto e localização. O preço depende de escolhas relacionadas às acomodações e endereço da residência. Se o intercambista decidir morar mais afastado do Centro e dividir o quarto com outro estudante, a conta mensal pode ficar bem mais barata, Compare:

  • Aluguel na Região Norte – 300 a 1.000 Euros

  • Aluguel no Centro – 1.600 a 2.700 Euros

Transporte

Quando estiver planejando o seu intercâmbio, procure uma moradia próxima ao local de trabalho/estudo. Isso diminui potencialmente os gastos com transporte. Mesmo assim, não há como fugir dessa despesa na Irlanda. Veja a seguir alguns valores aproximados do transporte local:

  • Passe de 5 dias - 18 euros (apenas ônibus)

  • Passe de 30 dias - 90 euros (apenas ônibus)

  • Passe de 7 dias - 27 euros (ônibus e luas)

  • Passe de 30 dias - 98 euros (ônibus e luas)

  • Passe de 30 dias -  110 euros (ônibus, Nitelink e Dart)

Lembre-se de solicitar sua a carteirinha de estudante na Trinity College, caso seja aluno. É uma economia e tanto!

Compra de mantimentos

Os gastos com supermercado também devem ser considerados no seu planejamento! Em Dublin, os mercados mais conhecidos (e com melhores preços) são o LIDL, Tesco e ALDI. Os valores dos produtos variam muito a depender da época do ano e da marca do produto. Para economizar, é bom aproveitar as promoções que ocorrem regularmente. Cerca de 40 euros por semana são suficientes para abastecer a dispensa no período.

Água, Luz, Gás e Lixo

Essas despesas extras precisam constar no seu orçamento, pois elas são cobradas bimestralmente na Irlanda. Os custos com gás tendem a ser maiores no inverno, já as despesas com a coleta de lixo giram em torno de 15 euros . Normalmente, esses gastos extras não ultrapassam 75 euros por bimestre, desde que sejam divididos entre pelo menos quatro intercambistas.

Celular

As empresas de telefonia mais populares entre os brasileiros são a  Vodafone e a Tesco. A Vodafone cobra entre 7 e 12 cents por minuto, já a Tesco tarifa as ligações entre 1 e 14 cents. Cumpre ressaltar que o valor depende dos horários escolhidos. Outras opções econômicas são a O2, Three e 48 Months.

Pubs & Baladas

Nem só de estudo viverá um intercambista na Irlanda, certo? Certíssimo! Você precisa passear, fazer amigos, conhecer a cultura local e se divertir. Uma boa pedida para curtir a noite, sem pesar no bolso, é apostar nos pubs e baladas. Normalmente os estabelecimentos não cobram entrada, apenas o consumo. Quando há alguma taxa de entrada, o valor não passa de 10 euros. De qualquer forma, não se esqueça  de calcular o transporte e o gasto com bebidas.

E aí, gostou das nossas dicas? Elas serão úteis no seu intercâmbio? Compartilhe suas opiniões conosco!

No Comments Yet.

Leave a Reply