Quanto custa morar em Dublin???

Olá galera!! 🙂

Todos sabem que o investimento do seu intercâmbio vai muito além da compra do seu curso. Você tem que ter em mente que mensalmente você terá um gasto por la.

Os gastos incluem moradia, acomodação, transporte, pubs, e gastos pessoais. Levando em consideração as suas pesquisas, resolvi fazer um post especial para aqueles que querem ter tudo na ponta do lápis para que seu intercâmbio seja bem projetado! 🙂

Basicamente as despesas mensais de um estudante em Dublin, além do aluguel e do supermercado, são as contas de energia elétrica e gás, que são bimestrais, celular, internet e uma verba para pubs e baladas. Podemos chegar a um valor médio, mas as contas variam muito de casa para casa.

Vamos por partes:

  • MORADIA:

O aluguel em Dublin, como em qualquer cidade do mundo, varia de acordo com a localização e o tamanho da casa. Tudo vai depender de algumas escolhas como morar ou não no centro, dividir quarto ou ficar em um quarto individual (single) e, claro, quantas pessoas moram ou vão morar na casa. Uma busca rápida em dois dos sites mais usados para compra e aluguel de imóveis (daft e rent) pode dar uma ideia da média de preços:

*2 quartos/ Dublin 1 e 2 (centro) – pode variar de 600 a 2.700 euros. Na média, com 800 a 900 euros é possível encontrar um lugar confortável e bem localizado.

*4 quartos/ Dublin 1 e 2 (centro) – o valor mínimo sobe para 1.600 euros.

*4 quartos/ Dublin 9, região norte – neste caso o valor mínimo cai para 1000 Euros.

*Quarto single/ Dublin 1 e 2 (centro) – se prepare para desembolsar a partir de 300 euros.

*Quarto single/ Dublin 9, região norte – procurando dá para encontrar por 250 euros.

  • SUPERMERCADO:

Um gasto que sem duvidas deve procurar saber..!!

os mercados mais populares entre os brasileiros. O primeiro que vem a cabeça é o Tesco, mas há quem diga que no LIDL e no ALDI os preços são melhores.

Os preços na Irlanda variam muito com as promoções, como acontece no Brasil. É difícil apontar o supermercado mais barato entre os três principais, mesmo porque as marcas dos produtos são diferentes, assim como a quantidade, o peso e a qualidade. Aldi e Lidl são supermercados ainda mais populares que o Tesco, a disposição dos produtos nas prateleiras é diferente e muitas vezes não encontramos as marcas mais conhecidas lá. O Tesco costuma ter mais variedade e parece ser um pouco mais organizado que os outros dois.

Na média podemos dizer que com 53 euros por semana, em duas pessoas, dá para comer em casa sem luxo, mas sem passar fome! Para uma pessoa sozinha, podemos colocar de 35 a 40 euros em média, por semana. A dica para economizar é fazer sempre uma listinha antes de sair de casa. Com a lista em mãos, contemple cada produto no supermercado por um bom tempo! As primeiras compras são difíceis, porque não conhecemos as opções e às vezes nem os nomes dos alimentos em inglês. A diferença de preço entre as marcas conhecidas e as marcas próprias dos supermercados é muito grande, e a variedade de marcas também. O pacote de 1,5 kg de batatas congeladas, por exemplo, pode custar entre €1,04 e €3,59, dependendo da marca. Isso sem contar as opções intermediárias, já que a variedade de marcas é enorme!

  • CONTAS EXTRAS: LIXO, LUZ, ÁGUA, GÁS, 

Levando em conta que as contas na Irlanda são Bimestrais, os gastos podem varias entre as estações do ano, pois no Inverno a conta de Gás tende a vir mais cara..

O Lixo é pago na Irlanda, então fiquem atentos aos selos semanais para os sacos de lixo que podem ser em torno de 12 euros por mês!

Levando em consideração estes gastos, morando em 4 pessoas, seus gastos podem ser de 50 a 75 euros por bimestre, podendo variar de pessoa para pessoa!

  • CELULAR:

A Vodafone continua sendo uma das mais populares entre os brasileiros recém-chegados, mas será que com todo esse alvoroço de crise ela ainda é a melhor opção?

Na época em que morei na Irlanda, de 2008 a 2011, máximo que pagava , eram 9 cents para falar com a minha mãe no Brasil, até ligava para celular a custo de míseros 15 cents per minute. Pois é querido se você como eu não se deu conta, os números mudaram e muito!!!!

E como a dica é trocar, ligar para fazer contraproposta e dizer que vai mudar porque aquela outra operadora está com preços mais acessíveis, se liga nos preços da Vodafone, Tesco e da O2 que comparo ai abaixo. Todas para o plano Pay as you go…o famoso pré-pago.

Clique para ver as ofertas e tarifas da Vodafone          

O barato que sai caro. Olha a pegadinha da Vodafone. Você acha que paga sempre a mesma tarifa, quando na verdade, depende do horário e olha que o valor quase dobra…Se liga na tabela

Já pensou pagar 0,01 cents para ligar para o Brasil? Então??? Atualmente na Tesco é possível.

         

Outras empresas que vale dá uma pesquisada. 3Meteor; O2

  • TRANSPORTE

Todos sabem que é bem difícil mora próximo ao trabalho e a escola no mesmo tempo, então com certeza o gasto do ônibus será garantido..

Garanta ja sua carteirinha de estudante na Trinity college e economize!!

Ticket de 5 dias = 18,30 euros (somente ônibus)
Ticket de 30 dias = 91,50 euros (somente ônibus)
Ticket de 7 dias = 27,30  euros (ônibus e Luas)
Ticket de 30 dias = 98,00 euros (ônibus e luas)
Ticket de 1 mês = 108,00 euros (ônibus, Dart e Nitelink)

Todos irão solicitar a carterinha de estudante - Referencia: http://dublinbus.ie/en/Fares--Tickets/Tickets/Student-Tickets/

  • PUBS E BALADAS

Levando em consideração o tipo de festeiro que você seja, pense que uma pint custa de 3,50 a 5 euros.. então cuidado. Pense também no taxi! 🙂

  • RESUMINDO

Com todos estes gastos, ha aqueles que acreditam gastar no máximo 500 euros por mês, porem outros dizem que no mínimo 700 euros, você tem que ter em mente que a economia será necessária no inicio, então, Fique atento, economize e pesquise! 🙂

 

 

3 Comments

  1. felipe

    Como ficar mais que 1 ano na Irlanda?

    • Redação Dicas Canadá

      Felipe, neste ano o governo da Irlanda mudou as regras de concessão de visto para estudantes. Agora, você consegue ficar 8 meses no país – sendo 6 meses de estudo e 2 meses de férias.

    • Redação Dicas

      Felipe, após as mudanças no governo da Irlanda, você consegue visto para 6 meses de estudo + 2 meses de férias, totalizando 8 meses de permanência no país.

Leave a Reply