Duvidas?? Esclareça agora mesmo!!

Olá!!
Como muitos sabem, as duvidas durante o processo de intercâmbio, são frequentes.
Todos os consultores da 2Be Study, respondem diariamente as duvidas que a grande maioria tem.. então resolvemos criar um post especial para quelas duvidas comuns...
Com a 2Be Study, realizar o seu intercâmbio na Irlanda, garante que você embarca com a grande parte das suas duvidas esclarecidas!
Abaixo, seguem algumas duvidas frequentes...

Começando pela mais comum.. a Imigração

Quais as perguntas que geralmente o oficial de imigração na Irlanda faz?

  • What's the purpose of your visit? Qual é o propósito da sua viagem?
  • How long are you going to stay in Ireland? Quanto tempo você vai permanecer na Irlanda?
  • How much money have you got on you? Quanto (em dinheiro) você traz consigo?
  • Where are you staying? Onde você vai ficar (morar)?
  • Do you have a letter from your school? Você tem uma carta da sua escola?
  • What's the course duration? Qual é a duração do seu curso?
  • Do you have return tickets? Can I see it? Você tem ticket de volta ao Brasil? Posso vê-lo?
  • Do you intend to work here? Você pretende trabalhar aqui?

Estas são as perguntas comuns, seja simples e objetivo. A Sinceridade prevalece! 🙂

Abaixo segue o carimbo que você recebe em seu passaporte assim que entrar na Irlanda..


Quanto dinheiro preciso levar de reserva para me garantir nos primeiros meses?
Você precisa ter 3000,00 euros para começar uma nova vida na Irlanda, com este dinheiro você poderá se garantir por uns meses, o tempo suficiente para se adaptar à nova cultura, aprender o inglês básico, arrumar um emprego e viver o seu sonho!!
Para quem fuma, um pacote de cigarro custa em torno de 8,00 euros e uma pint de cerveja entre 4,00 euros e 6,50 euros, são gastos supérfluos que devem ser levados em conta.
Antigamente o aluno tinha que apresentar ao oficial de imigração, no aeroporto da Irlanda, a quantia mínima de €1000,00 para o visto. Em 01/04/2011, este valor aumentou para €3000,00. Esta quantia deverá ser apresentada no momento do desembarque e depois depositar em sua conta na Irlanda para conseguir o visto definitivo (GNIB).

Quais são os documentos que preciso para entrar legalmente na Irlanda?
* Carta de matrícula da escola que comprovará que você realmente está indo para estudar inglês.
* Passaporte
* Seguro de saúde privado ou governamental
* Comprovante de onde ficará hospedado
* 3000,00 euros comprovados

Em caso de dúvida, o agente do Serviço de Imigração deverá ligar para a escola. Ou seja, procure conversar o mínimo indispensável com o agente da Imigração e responder só o que lhe for perguntado! Deixe que a escola resolva qualquer eventual dúvida por você. Por problemas de comunicação, sem querer você poderia estar dizendo algo que comprometa a sua entrada. Acima de tudo, procure não demonstrar ansiedade, o que pode gerar suspeitas.

Qual visto eu terei quando entrar na Irlanda?
O Serviço de Imigração lhe concederá um visto válido por alguns dias, tempo suficiente para que você se apresente a escola e abra uma conta poupança no correio ou conta corrente em um Banco (a própria escola informará onde fazer isso, bem como facilitará a abertura da conta). Em seguida, a escola enviará outra carta ao Serviço de Imigração para que você possa ir até lá e requerer um visto válido pelo tempo que durar o seu curso. Com esse visto, você já poderá dar entrada no pedido de seu “PPS Number” (Personal Public Service Number), que é o número de cadastro para pagamento de impostos, entre outras coisas. Depois disso, você já poderá se inscrever para trabalhar legalmente no país. Essa segunda parte do processo pode ser feita em um dia ou, no máximo, dois.

Se eu pagar a escola, o visto é garantido?
Não, apesar dos brasileiros não precisarem pedir o visto antecipado, ninguém pode garantir visto na Irlanda ou em qualquer outro País do mundo, pois os órgãos de Imigração são soberanos.
É preciso estar atento se a escola que vai estudar é reconhecida pelo Departamento de Educação da Irlanda, pois caso contrário poderá ter o seu visto negado.

Por quanto tempo poderei renovar meu visto de estudante?
De acordo com a Lei, em cursos de idiomas o aluno poderá ter visto de estudante por um período não superior a 18 meses. No entanto, se ele provar que está evoluindo em seu aprendizado, mas que necessita de um pouco mais de tempo para avançar para um nível mais elevado, pois tem o objetivo de entrar em uma faculdade na Europa ou mesmo porque tem proposta de emprego que necessita conhecimento mais elevado da língua Inglesa e muito provável que será concedido por um período superior aos 18 meses previstos na Lei.

Como funciona o sistema de Visto na Irlanda? Tenho que pedir antecipado?
O Brasil tem um acordo com paises da Comunidade Européia no qual os brasileiros não precisamos pedir visto antecipado. Porém, não poderá ser solicitado à mudança de visto de turista para estudante. Ao chegar no aeroporto deve fazer o oficial de imigração saber que o seu objetivo no País é estudar.
Com os documentos necessários em mãos e uma boa quantia de euros no bolso (Não serve cartão de crédito), você se apresentará à Imigração do aeroporto com um “Belo Sorriso” no rosto e dirá “I am Student”, e receberá um visto provisório de 30 dias.
No primeiro dia de aula, você deverá fazer o teste de nivelamento para saber qual é o seu nível de inglês. Depois disso, deverá abrir uma conta em uma agência do Banco, depositando no mínimo 3.000,00 euros, que será apresentado no momento de pegar seu visto definitivo de estudante, uma vez que o carimbo que recebe no aeroporto é provisório. Lembre-se que terá que pegar uma carta da escola para finalidade específica de abertura desta conta e que só poderá resgatar este dinheiro depois que receber o visto definitivo, o que poderá demorar alguns dias.
Depois da apresentação do Aluno, a escola enviará uma carta ao Immigration Office (o que é feito todas as segundas-feiras). Assim, depois de oito dias, a partir do envio da carta, o aluno deverá comparecer ao Immigration Office para retirar seu visto de estudante.
Quando for ao Immigration Office, deverá estar com o Passaporte e a caderneta que comprova sua conta no correio (Post Office). O oficial deve perguntar seu nome e o da escola. Mesmo que não fale inglês, não é permitida a presença de terceiros, ou seja, não adianta levar um amigo ou tradutor para auxiliá-lo.
O Visto custa 300,00 euros e será pago diretamente ao Immigration Office através de cartão de crédito e retirado no mesmo dia. Caso não tenha cartão de crédito, terá que pegar uma guia de depósito no Immigration Office e efetuar o depósito no Bank of Ireland e voltar após oito dias para pegar a carteirinha e o visto.

Qual é a idade mínima para estudar inglês e trabalhar na Irlanda?
A idade mínima é de 16 anos, tanto para estudar como para trabalhar. Se você tiver entre 16 e 18 anos de idade e ainda não for emancipado, deverá trazer uma autorização de viagem ao exterior assinada por seus pais e por um juiz de direito do Brasil.

Não falo inglês, posso me matricular?
Com certeza e deve fazer isto o mais rápido possível, pois Dublin é o lugar certo para se aprender inglês e conquistar uma boa vaga no mercado de trabalho do Brasil ou em qualquer outro País. O inglês é uma Língua Universal e comercial que abre portas no mundo inteiro.

Quais são os horários das aulas?
Os cursos normalmente são de 15 horas semanais de segunda à sexta-feira nos horários da manhã e tarde, no momento os horários noturnos estão proibidos pela imigração.
Dependendo do seu nível de inglês você poderá estudar em diferentes horários. O Governo Irlandês abre um precedente para as pessoas de fora da Comunidade Européia, estudar e trabalhar legalmente 20h por semana no tempo LIVRE. O que significa que o seu trabalho deve se adequar ao seu horário escolar, a prioridade deve ser o estudo e não o trabalho, mas infelizmente muitos abandonam a escola, porque precisam trabalhar para se manter na Irlanda.

Quais são as opções de acomodações?
Existem vários tipos de Acomodações na Irlanda, como por exemplo:
- Casa de família irlandesa com um custo médio de 180,00 euros por semana, normalmente inclui duas refeições diárias;
- Albergue (hostel) com um custo médio de 100,00 euros por semana, sem refeição inclusa, mas tem espaço para cozinhar. Existem promoções na internet se reservar por mais alguns dias. Os quartos são compartilhados com outras pessoas e ficam no centro da cidade.
- Residencia estudantil com um custo medio de 120 euros por semana, sem refeição inclusa, e possui espaço para cozinhar. Geralmente são residencias proprias das escolas. Em breve a 2Be Study contará com a 2Be House! 🙂

Levando em consideração que o seu gasto médio será de 400,00 a 700,00 euros por mês.

É difícil conseguir emprego na Irlanda?
No primeiro mês tudo é mais complicado, porque tem muitas questões para resolver, a documentação para o visto, escola, moradia e a adaptação que para alguns é rápida e para outros nem tanto, porém basta ter persistência e dedicação que tudo se resolverá. Como todos sabem, a Irlanda está se levantando de uma crise que impactou na vida de muita gente, emprego não está tão fácil como já foi um dia, mas não está impossível, para as mulheres principalmente, pois tem a possibilidade de ser au pair. Infelizmente é muito difícil um homem conseguir emprego de Au Pair, ainda mais quando tem meninas na família, às vezes é necessário dar banho, ajudar a se vestir e para os pais é muito complicado aceitar que um homem faça isso, sem falar nos serviços domésticos como limpeza, passar roupa, lavar louça, organizar a casa, cozinhar, enfim... "normalmente", vejam bem eu disse "normalmente" as mulheres levam mais jeito para isso.

Estas são as duvidas mais frequentes pelos estudantes que estão buscando pela Irlanda. Com a 2Be Study voce estará por dentro de todas as principais informações. Garantindo assim um intercâmbio de sucesso!! 🙂

Acompanhe nosso blog semanalmente, assim como nossa pagina no facebook!!

Até a proxima!!

No Comments Yet.

Leave a Reply