Como conseguir o primeiro emprego em Dublin durante o seu intercâmbio

A Irlanda é um país pequeno, porém sua economia é ativa e vibrante. Sua capital é a cosmopolita cidade de Dublin que com o seu clima frio e boêmio atrai viajantes de todo o mundo. O país, que tem uma excelente qualidade de vida, ocupa sempre os primeiros lugares nas listas de índice de desenvolvimento humano,  oferecendo bons salários em praticamente todas as áreas de atuação e conta com muitas oportunidades de trabalhos temporários para intercambistas.

Bastante receptiva a estudantes estrangeiros, Dublin traz uma experiência maravilhosa pra quem quer aprender inglês e ainda se manter economicamente ativo nesse tempo. Intercambistas com visto de estudante podem trabalhar por até vinte horas semanais durante o período de aulas e até quarenta horas semanais nas férias. O governo autoriza isso como uma forma de aperfeiçoar o idioma na prática com o trabalho, enriquecer a experiência e também para recuperar parte do que investiu.  Confira aqui algumas dicas sobre  como conseguir seu primeiro emprego na Irlanda:

Conte com a ajuda da sua agência de intercâmbio!

Muitas agências de intercâmbio contam com programas que unem estudo e trabalho ou podem dar o caminho das pedras na busca de um emprego na Irlanda. Com vasto conhecimento na área, as agências podem prestar esclarecimentos, encaminhar e até fechar o contrato com o empregador, junto ao contrato de estudos, caso tenha esse tipo de programa disponível. Além disso, ela presta assessoria durante sua estadia e auxilia em casos de descontentamento ou problemas com o local de trabalho. É certamente a maneira mais segura de fazer seu intercâmbio com o emprego já garantido ou ao menos encaminhado.

Procure você mesmo!

Chegando à Irlanda, caso não opte por auxílio de sua agência de intercâmbio, você terá opções para escolher. Agências de empregos recebem bem estudantes e podem prestar valioso apoio. Outra maneira comum é buscar informações com os outros estudantes e conhecidos, pois nesses serviços mais informais muitas pessoas são contratadas por indicação. Além disso, pubs e restaurantes costumam colocar anúncios indicando aos candidatos a deixarem seu curriculum. Sites de empregos na internet também podem ser uma boa pedida. Tenha um currículo pronto, um sorriso no rosto e corra atrás do trabalho.

Conheça o local em que está.

Dublin, que é um destino conhecido mundialmente, tem uma população jovem, ligada em moda, estilo, e também consumidora. A vida noturna é muito agitada e diversa. Por isso, muitas oportunidades surgem em áreas como atendentes, caixas, garçons e vendedores. Procure se informar!

Tipos de emprego em Dublin

Os empregos oferecidos para alunos de intercâmbio não são logicamente aqueles mais badalados. Garçons, ajudantes de cozinha, auxiliar de limpeza, babá e distribuição de panfletos. Ajudantes em trabalhos braçais pesados, especialmente na construção civil, costumam ter remuneração melhor. Tarefas de simples execução, mas cansativas são as ofertas que você deve esperar como intercambista. .

Pratique seu inglês

Não importa se você é um iniciante no idioma ou já um avançado, algumas palavras são específicas na relação de trabalho e sabê-las pode ser um diferencial para você ser contratado para o emprego que deseja. Analise o local, as tarefas e as relações para aprender termos específicos à profissão e se sair bem quando for entrevistado para o cargo.

A Irlanda é um país extremamente receptivo e o seu povo costuma ter muita simpatia com os brasileiros. Dublin é uma cidade que oferece muitas qualidades. Não perca a chance de viver uma experiência enriquecedora. Há inúmeras  oportunidades e o momento é perfeito para um intercâmbio por essas  terras geladas

Está pronto para viver experiências inesquecíveis em Dublin? Já sabe em que área vai trabalhar durante o seu intercâmbio? Nós queremos saber! Conte aqui nos comentários do blog.

 

 

8 Comments

  1. Rafaella Bergamini bastos

    Olá eu temho mto interesse em realizar intercâmbio para aprimorar meu inglês e conhecer a vivência de outra cultura. E a Irlanda me encanta. Quais agências aqui no Brasil eu posso procurar para trabalhar e estudar na Irlanda?

    • Redação Dicas

      Rafaella, vamos enviar um e-mail a você com algumas informações básicas.

  2. Jona C.

    Para conseguir um emprego durante o intercâmbio é bom saber fazer alguma coisa, portanto se tiver a oportunidade de fazer algum curso ead antes de chegar lá, acredito que conseguirá uma vaga mais facilmente.

    • Redação Dicas

      Jona, com certeza o que mais te ajudará na hora de procurar um emprego será a sua fluência na língua. Mesmo que você não tenha experiência, o fato da língua influencia bastante.

  3. eriberton

    Boa noite, minha esposa e professora ja eu tenho varias esperiencias profissionais a qustao deemprego no meu caso e emprego qual o mais indicado pois no momento estou atuando no ramo de jardinagem a vagas neste ramo?

    • Redação Dicas

      Eriberton, na Irlanda sempre há oportunidade pra tudo. Mesmo que você não consiga nada na área de jardinagem, alguma coisa você há de conseguir. A língua conta muito nessa hora.

  4. Como será o desafio do primeiro emprego em solo verde para quem corre atrás de uma vaga aos 40?

    • Redação Dicas da Irlanda

      Louie, na verdade o que contará mais na oportunidade será a sua fluência no inglês. A idade é o menos relevante no exterior. Capriche no inglês e com certeza terá uma ótima chance na Ilha Esmeralda 🙂

Leave a Reply