Brasil x Irlanda: impressões e diferenças

O Brasil e a Irlanda são países completamente diferentes. Não só a localização geográfica muito distante, mas o clima, o meio ambiente, a cultura e o folclore também são fatores marcantes que diferenciam ou aproximam os países. O fator territorial impõe características distintas, pois enquanto o Brasil é um país continental e muito diverso, a Irlanda guarda dimensões mais modestas e tende a ser mais semelhante ao longo de seu território. Neste post você vai conferir as principais pontualidades que relacionam essas nações, destacando o que há de mais interessante sobre a Irlanda!

Prepare as roupas de frio!

???????????????????????????????

O friozinho constante é um dos fatores que causam mais impacto ao brasileiro que chega à Irlanda. Enquanto nosso país é marcado por muitas diferenças climáticas, especialmente por conta de sua extensão, a Irlanda é uma nação de temperaturas extremamente frias, especialmente se comparado ao clima tropical que marca boa parte do território brasileiro. No verão, a temperatura média é de aproximadamente 15 graus, enquanto no inverno ela fica em torno de 4 graus. Portanto, prepare as malas com muitos agasalhos, botas e considere as altas taxas de umidade do país na hora de colocar as roupas para lavar. Este fator impede que as peças sequem bem, o que pode até mofar seu casaco preferido!

Pântanos, bosques e passeios ao ar livre

cliffs-of-moher-52435

Enquanto o território brasileiro é conhecido por sua extrema biodiversidade, abundância de água doce, variações de relevo e florestas dos mais variados tipos, a Irlanda é uma grande planície, marcada pela presença de maciços montanhosos. Sua quantidade de água doce é limitada, mas as praias são muitas! Quase sempre estas paisagens são marcadas por alguma formação rochosa, o que traz uma sensação completamente diferente se comparadas a uma praia brasileira. Passear por elas ainda pode ser uma ótima alternativa se sua grana estiver curta!

Idiomas diferentes, mesmas paixões

soccer-bar

O povo irlandês é marcado por algumas características que podem causar estranheza ao viajante desavisado. Embora o inglês seja uma língua oficial e amplamente falada, o irlandês é a língua primária e o sotaque carregado pode te confundir. O celta também é considerado uma língua oficial, embora de uso muito menor. Por isso, é válido procurar filmes e músicas típicas para se acostumar com a sonoridade, afinal, você não vai querer ficar de fora das conversas nos pubs! O pub é o principal local de encontro dos irlandeses. Inclusive, eles costumam jantar em casa e ir aos pubs apenas para tomar cerveja e conversar, onde você pode aproveitar para treinar seu inglês ou até aprender mais sobre o irlandês!

Além de adorar cerveja, os irlandeses compartilham com o brasileiro a paixão pelo futebol. Este é o esporte mais popular do país, que possui uma liga nacional com times fortes nas competições européias.

Folclore sem saci-pererê, mas com fadas e duendes

Technology summit in Dublin...Left to right: Hugo Reis, Finbar B

Com influências da literatura medieval irlandesa e da mitologia celta, as lendas irlandesas são vastíssimas. Criaturas místicas de sua mitologia ganharam destaque entre produções cinematográficas, histórias e contos espalhados, especialmente nos últimos anos, com a internet. Figuras como as fadas são partes marcantes de sua cultura, assim como a lenda de Banshee, uma mulher que traria o presságio da morte. O Leprechaun também é um personagem conhecido, uma espécie de duende ou gnomo irlandês, o diminuto homenzinho vestido de verde viveria em meio aos arbustos e guardaria consigo o local de tesouros escondidos.

Como mostramos aqui, Brasil e Irlanda possuem muitas diferenças marcantes, isso significa que você pode estranhar alguns costumes, mas também que é possível aprender a conviver com uma cultura bem diferente. Se você já conhece a Irlanda ou sabe de mais curiosidades que aproximam ou ajudam a diferenciar o país do Brasil, nos conte nos comentários!

 

 

No Comments Yet.

Leave a Reply