AU PAIR na Irlanda! Saiba tudo

Após o grande sucesso do programa de Au Pair nos Estados Unidos, este programa acabou se expandindo para todos os outros países do mundo todo.

Mas o que é Au Pair??

ap2

O termo Au pair hoje refere-se a programas de intercâmbio cultural de 3, 6, 9 a 12 meses com remuneração para jovens de 18 anos e na Irlanda não tem limite de idade. Normalmente do sexo feminino, mas não necessariamente.
A Au pair é recebida por uma família com criança(s), recebe estadia com pensão completa,
e tem como responsabilidade principal atender a(s) criança(s) e auxiliar na administração do lar. O existe no mundo inteiro, mas só é regulamentado pelo governo dos Estados Unidos, Holanda, França e Alemanha.

Na Irlanda , estudantes interessados em atuar como Au Pair devem ingressar no país como estudantes e com curso a ser realizado pelo prazo que quer permanecer no país.
Na Irlanda é incrível a quantidade de famílias que contratam meninas estrangeiras para
cuidarem dos seus filhos. Cerca de 99% das famílias que contratam Au Pairs são de classe média e classe média alta. Muita gente tem vontade de fazer intercâmbio e a maneira mais fácil e econômica para isso é o trabalho de AuPair, ou seja, babá. A vantagem é que você fica imerso na cultura local, o inglês progride muito e a fluência vem muito mais rápido, sem contar com a convivência diária com a língua, o que para quem tem prazo determinado para voltar é fundamental.

Outro lado bom é que você não terá gasto com comida e aluguel, o que geralmente quem
trabalha em emprego normal gasta a maior parte do salário, então no final das contas fica
elas por elas, com a vantagem ainda de ter normalmente os finais de semana livres, quando você pode dar um pulinho em Londres, Franca, Alemanha, Enfim… a Europa esta aos seus pés

Não são todos os países em que o programa é regularizado pelo governo, e isso acontece na Irlanda. Muitas meninas acreditam que o programa de Au Pair na Irlanda passa pelo mesmo processo que para os Estados Unidos, mas não. O processo é completamente diferente para a Irlanda.

O processo de Au Pair para a Irlanda, nada mais é do que uma opção de emprego, onde você embarca como estudante.
ap1O processo é o mesmo que o processo de estudos, assim como o visto.

Você deve embarcar com a mesma documentação, sendo:

- Carta da escola; sendo 15 horas semanais por no mínimo 25 semanas de curso, para ter a permissão de 1 ano de visto.

- Carta da acomodação, ou uma carta convite

- Seguro saúde governamental e/ou particular

- Passagem aérea com validade de 1 ano, tendo o retorno para o Brasil.

- Mínimo de 3 mil euros para comprovar a imigração no primeiro  mês que estiver no país.

O processo de encontrar uma família, funciona por conta.
ap3

Os requisitos para participar do programa na Irlanda são:

  • Gostar de crianças e ter experiência.
  • Ser responsável e ter interesse na cultura estrangeira.
  • Nível intermediário de Inglês.
  • Estar cursando e ter visto valido por no mínimo 6 meses

As principais responsabilidades do programa oficial são:

  • Predispor-se a trabalhar 20 a 40 horas/semana durante 6 ou 12 meses tomando conta de criança e fazendo pequenos trabalhos domésticos.

Vocês contam com grande variedade de sites disponíveis para auxiliar na busca, assim como agencias especializadas na Irlanda para ajudar nesta busca.

Os benefícios oferecidos pelas agências ou pelas famílias são:

  • Remuneração de EUR 75 a 300 euros por semana, dependendo da família.
  • Duas semanas de férias pagas.
  • Quarto individual e nenhum gasto com a alimentação e, muitas vezes, transporte como carro próprio.

ap5Processo de Au Pair:

  • Se você decidir trabalhar como au pair, a primeira coisa a fazer e se registrar em um website pra au-pair.
  • O processo de registro e simples. Você só precisa preencher um formulário online em inglês incluindo:
  1. Sua nacionalidade; Que tipo de família você prefere; e uma carta " Dear Family", onde você poderá escrever sobre sua experiência com crianças, personalidade e interesses
  • Quando você completar o registro, você estará disponível no website para que as famílias possam entrar em contato com você.

Hoje, devido ao grande numero de meninas buscando por emprego na Irlanda, as famílias estão dando preferencia por contratar uma menina que já esteja por la. Onde pode acabar demorando um pouco mais o processo das meninas em que preferem encontrar uma família por aqui.

Uma dica: tenha paciência e procure com cautela. A Irlanda é pequena e as cidades pequenas são realmente de difícil acesso, então com isso as meninas que escolhem uma família em cidade pequena pode ter grande chance de não se adaptar.

Pesquise sempre sobre a cidade, a distancia, questione seu consultor se tem alguma escola de idiomas nesta cidade que a família mora.

Para as meninas que estão aqui no Brasil e querem sair daqui com família  uma dica: questione, pesquise, pesquise muito, não aceite a primeira família. Procure referências o máximo possível  Tenha um perfil diferenciado nas paginas, coloque fotos, ligue, converse por Skype, peça fotos, seja cautelosa para que não caia em nenhuma roubada. Questione seu trabalho, exija algo por escrito do que você terá que fazer na casa, quais serão seus horários e seu salário semanal! 🙂 Eu, escritora deste blog, embarquei tendo uma família que encontrei pela internet, e foi um sucesso. Então existem sim famílias super confiáveis.

Para meninas que preferem encontrar uma família já estando na Irlanda, conheça a família  visite a casa, conheça as crianças, questione seus horários, questione sobre horas extras, dias de folga, salário, o que você deve fazer, o que a família espera desta experiência, questione se já tiveram au pair antes, caso sim, peça referencias, pois da mesma forma que eles podem exigir referencias de vocês, vocês também podem exigir o mesmo.

Agora para vocês entenderem uma grande diferença, existe o Au Pair live in e o Au Pair live out.

Live in = mora dentro da casa da família e ganha um pouco menos.

Live out = mora fora da casa da família, ganha um pouco mais.

Os dois programas são validos, e cabe a cada menina optar pelo melhor programa, porem existem famílias que não são flexíveis e tem preferencia apenas pelo Live in! 🙂

O Au Pair é sim um programa muito valido, e sem duvidas a imersão e o aprendizado na língua é garantido.

 

2 Comments

  1. Danielle

    Bom dia, estou a procura de uma família na Irlanda para ser uma Au Pair, já estou em contatos com algumas, como vocês podem me ajudar?
    Obrigada

    • Redação Dicas Canadá

      Danielle, que legal! Au Pair é um ótimo jeito de pagar menos e aprender mais! Vamos enviar um e-mail a você com algumas dicas.

Leave a Reply