Intercâmbio: 5 dicas para torná-lo mais proveitoso!

Intercâmbio pela Irlanda

Fazer um intercâmbio, por si só, é uma experiência incrível, mas o que já é bom pode ficar ainda melhor se o intercambista souber aproveitar o período fora do seu país de origem. É óbvio que nem tudo são flores quando se está longe da terra natal, afastado da família, em um lugar estranho e com um idioma diferente do seu. Mas, mesmo diante das barreiras linguísticas, culturais e emocionais, é possível se dar muito bem durante o seu intercâmbio na Irlanda. Quer descobrir como? Então vem que a gente te conta tudo!

Pratique o idioma antes do intercâmbio

Uma estratégia que pode te ajudar a aproveitar tudo que a Irlanda tem a oferecer é treinar o idioma antes mesmo de seguir para o intercâmbio. Na verdade isso é uma regra básica para todo intercambista, independentemente do destino. Pratique a língua, escute músicas e veja filmes no idioma. Além disso, estude a pronúncia das palavras e aprenda a fazer as perguntas mais usuais. Mesmo que você já conheça bem a língua, não custa nada praticá-la e descobrir expressões novas que podem ser úteis durante a estadia na Irlanda.

Pesquise sobre a cultura e o clima local

Para não se sentir perdido nem chegar à Irlanda completamente desprevenido, pesquise antecipadamente sobre o clima e cultura local. Assim você saberá como agir e o que vestir no país. Isso é fundamental para respeitar as regras irlandesas de convivência, evitar gafes e se adequar rapidamente ao lugar.

Visite os pontos turísticos

Se é para fazer valer a pena, então é melhor conhecer o máximo de pontos turísticos na Irlanda. Dublin, por exemplo, tem lugares incríveis para visitar! Aproveite o período de intercâmbio para ficar  mais rico culturalmente falando e não deixe de incluir no seu roteiro pontos como o Dublin Castle, o Parque St. Stephen´s Green, Merrion Square, O´Connel Street, Christ Church Cathedral, Trinity College, além dos vários museus e galerias do país.

Divirta-se

Procure usar o seu tempo livre da melhor forma possível e conheça tudo que você tiver oportunidade. A Irlanda tem bons lugares para relaxar ao ar livre, além de contar com inúmeros pubs e algumas ruas comerciais super bacanas para visitar e comprar. Nos momentos de lazer, aproveite também para fazer amigos (inclusive de outras nacionalidades) e busque fazer uma real imersão na Irlanda, assistindo a TV local, ouvindo rádio, perguntando sempre que tiver dúvidas, usando o transporte público, etc. Isso faz toda diferença!

Desapegue

Pode até ser difícil no começo, mas para curtir um intercâmbio de verdade, é necessário desapegar. Isso não significa que você não deve ligar para a casa. Pelo contrário! Falar com a família amortiza a saudade e dá um gás extra para aproveitar o intercâmbio ao máximo. Quando falamos para desapegar, queremos apenas dizer para você não comparar a Irlanda com o Brasil o tempo todo, afinal, você vai encontrar mais diferenças do que semelhanças. Sendo assim, não espere o velho e bom feijão com arroz e aprenda a viver em euros. Nada de ficar convertendo tudo em reais. Sua moeda agora é outra!

E aí, gostou das nossas dicas? Elas vão ajudar no seu intercâmbio?

No Comments Yet.

Leave a Reply